cirurgia de rejuvenescimento facial, também conhecida como ritidoplastia ou lifting facial, tem por fim restaurar a harmonia facial, atenuando os efeitos do envelhecimento biológico, mantendo a naturalidade da expressão facial. Visa melhorar o aspecto da flacidez, rugas profundas, sulcos, aprofundados com o tempo, reposicionando estruturas e retirando os excessos de pele da face e pescoço. Infelizmente não conseguimos deixar uma pessoa “mais bonita” com esse procedimento, e o resultado compensador deve ser amplamente discutido antes da tomada de decisão de se operar.
A cirurgia é única para cada pessoa, customizada, devendo ser planejada individualmente e dentro da realidade. Habitualmente, a cirurgia do rejuvenescimento facial conta com variadas técnicas cirúrgicas associadas a técnica do lifting, tais como lipoenxertia, IPCA, preenchimentos, blefaroplastias, suspensão de supercílios, aumento de lábios, cirurgia de Cardoso, refinamento nasal, lipoaspiração de submento, plicatura de músculos do pescoço, redução dos lóbulos de orelhas, peelings químicos, retirada de lesões de pele, e outras. Durante a consulta médica e avaliação minuciosa, é feito o planejamento cirúrgico baseado no rosto e nos seus defeitos, e dificilmente uma cirurgia será igual a outra. As técnicas a serem utilizadas na sua cirurgia serão explicadas durante essa consulta, assim como suas indicações e outros detalhes.
Não é possível prever quantos anos a pessoa vai rejuvenescer. A naturalidade do resultado vai depender do entendimento que não é possível retardar o tempo, inclusive na face, nem prever um rejuvenescimento em anos. Também não é possível manter o resultado através dos anos vindouros, onde os efeitos do tempo continuarão atuando no processo evolutivo do organismo.
São utilizadas a anestesia local com sedação e anestesia geral para esta cirurgia. O ato cirúrgico demora de 3 a 6 horas, dependendo do planejamento. Sendo um procedimento delicado, o tempo deixa de ter importância, pois o que importa é a perícia, prudência e diligencia com que a cirurgiã trabalha, e não o tempo de cirurgia. A internação hospitalar é de 12 a 24 horas, podendo variar para mais dependendo de como o paciente está.
Os curativos são parte complementar do ato cirúrgico. No lifting facial, usamos um curativo chamado de “capacete”, bem fácil de ser feito. As orientações com relação as trocas de curativos serão feitas pela equipe médica, e dependem da evolução do paciente.
Raramente temos queixas de dores intensas no pós-operatório de uma cirurgia de rejuvenescimento facial. A descrição é de desconforto. Os analgésicos de uso comum costumam ser utilizados, raramente precisamos de medicações mais fortes para dor. O aspecto na primeira semana de pós-operatório é feio, com edemas e manchas roxas, mas não há dor intensa.
As cicatrizes se localizam dentro do couro cabeludo, na frente das orelhas e atrás delas, e nas áreas de implantação dos cabelos. Não são pequenas, nem desaparecem, sendo permanentes. Tornam-se apenas discretas, tanto pela sua localização escondida ou camuflada, como pelo amadurecimento e clareamento das mesmas. Cada pessoa se comporta diferente da outra com relação a cicatrização, sendo um evento individual e com muitas variações. Prurido (coceira), ardor, pinicadas, falta de sensibilidade e vermelhidão podem ocorrer em qualquer cicatriz, habitualmente de maneira temporária e cada vez menos intensa. Toda cicatriz passa por três fases, que não podem ser apressadas:
- até o dia 30 são finas e pouco visíveis, podendo apresentar vermelhidão por reação aos pontos ou ao curativo.
- do dia 30 ao mës 12 apresentam espessamento natural, vermelhidão e mudanças em sua tonalidade, e vão clareando aos poucos.
- do mês 12 ao 18 torna-se habitualmente mais clara e mais fina, atingindo seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado só pode ser feita nessa fase.
Infelizmente não existe nenhuma forma de se prever o comportamento cicatricial de uma pessoa, nem exames complementares, provas clínicas, cicatrizes anteriores. Cada cicatriz é uma nova viagem, de destino provável mas imprevisível, e devemos seguir as orientações para uma chegada melhor. Por isso, obedeça aos cuidados pós-operatórios, que lhe serão exaustivamente passados .
As drenagens linfáticas deverão ser iniciadas no priemiro dia depois da cirurgia. Ajudam a reduzir os inchaços, o desconforto, as equimoses e a formção de nodulações. O número e a frequência serão estabelecidos pela fisioterapeuta que o atenderá, baseados na sua evolução.
Só poderemos colorir os cabelos com 30 dias de pós-operatório, mas você poderá tingí-los até 3 dias antes da cirurgia. Os cabelos não serão cortados na cirurgia, apenas presos levemente. O ideal é que você se programe para não ter que frequentar eventos sociais antes de 1 mês depois da cirurgia.
Devemos sempre lembrar que teremos edemas (inchaço), equimoses (manchas roxas), aumento ou diminuição da sensibilidade, diferenças entre os dois lados, em maior ou menor grau, em praticamente todas as pessoas. Esses eventos fazem parte da evolução pós-operatória normal, e tendem a regredir com o tempo. Lembre-se que nenhum resultado de lifting facial deverá ser avaliado antes de 3 meses depois da cirurgia. Tenha paciência. Estaremos sempre ao seu lado para todas as suas necessidades e dúvidas.